quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mata - Jardim José Do Canto – Lagoa Das Furnas - São Miguel, Açores


«É perto das Furnas, e junto a um lago encantador, que está situada uma das melhores propriedades do Sr. José do Canto, que, apesar de não estar na Ilha, ainda assim empregou todos os meios para que esta nossa visita nos fosse tão agradável como instrutiva. É imensa esta propriedade, quase toda montanhosa. Dois dias nos foram necessários para podermos percorrer-lhes os pontos principais».
Goeze, E.

Em 1866, o botânico alemão Edmund Goeze visitou a Mata-Jardim José do Canto que por esta altura era o maior campo de habituação de espécies exóticas em S. Miguel, ocupando uma área de aproximadamente 600 ha. Após o desaparecimento do seu fundador a propriedade foi repartida pelos herdeiros, ficando a Mata-Jardim a cobrir uma área de 120 ha, sendo que 10 da mesma diz respeito à secção ajardinada.
A Mata-Jardim foi «desenhada e plantada nos meados do séc. XIX, segundo o plano dos paisagistas franceses Barillet-Deschamps e George Aumont. Deste traçado percebem-se (…) a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, edificada entre 1877 e 1888, onde estão sepultados José do Canto e sua mulher Maria Guilhermina». (Albergaria, 2005:107-109).
Esta unidade paisagística, que começou a ser plantada em 1858, está aberta ao público desde 2014 e proporciona aos adeptos de jardins e de flora a visualização de uma coleção de camélias bem como de árvores indígenas oriundas de regiões temperadas e subtropicais, das quais destacamos a nogueira-do-Cáucaso (pterocarya fraxinifolia), a azinheira (quercus rotundifolia), palmeiras da China, Austrália e Nova Zelândia, rododendros dos Himalaias, eucaliptos, loureiros indígenas dos Açores, macieiras, camélias oriundas da Ásia, entre outros.
No Vale dos Fetos, criado em meados do séc. XX por Ernesto Hintze Ribeiro, os visitantes podem observar fetos provenientes da Austrália e Nova Zelândia (cyathea australis, cyathea cooperi, cyathea medularis), palmeiras (tais como rhopalostylis sapida, da Nova Zelândia ou a phoenix canariensis proveniente das Canárias).
A 2 km do Vale dos Fetos localiza-se a cascata do Salto do Rosal, com esculturas talhadas em rocha vulcânica.

Referências Bibliográficas:
ALBERGARIA, I.S. (2005) – Parques e Jardins dos Açores. Argumentum, Lisboa.
GOEZE, E. (1867) – A Ilha de S. Miguel e o Jardim Botânico de Coimbra. Imprensa da Universidade, Coimbra.
QUINTAL, Raimundo (2015), Mata-Jardim José do Canto, Lagoa das Furnas – S.Miguel, Açores. Revista Jardins, julho/ agosto 2015, pp. 28 – 30.



Texto de Hugo Câmara ( Aluno do 1º Ano do Curso de CSC (2014/2015)  da Universidade dos Açores) 

Sem comentários: