terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vanessa Branco - Sobre aquilo que Tomaz desenha e aquilo que eu conto.




Sobre aquilo que Tomaz desenha e aquilo que eu conto.

De forma alguma pretendo, neste pequeno texto, fazer uma análise entendida aos desenhos que fazem parte deste caderno. Aquilo que me foi sugerido foi fazer uma seleção, difícil mas ao mesmo tempo prazerosa, a qual acabei por definir segundo uma orientação essencialmente pessoal e instintiva, já que outros critérios seriam difíceis, por variadas razões que não irei enunciar.

Como Tomaz me disse em conversa, estes desenhos que tinha guardados em gavetas, álbuns e molduras, uns mais e outros menos,
despertaram em mim o princípio das minhas escolhas.


Não quero com isto defender que outros os vejam da mesma maneira que os vi, mas acima de tudo considero importante que os vejam, ultrapassando o formal e o técnico, para se aproximarem também do Tomaz, pessoa que vive e experimenta.

Tomaz tem sido pintor, escritor e foi ainda professor, mas é, acima de tudo, pessoa.

Pessoa que sente, cheira, ouve, observa, vive e está presente.
É pai, filho, marido, amigo, cidadão e no fim, junta tudo isto numa receita, para ser depois saboreada por todos.

E aqui o bolo está em cada desenho, que saboreei com um chá,
e nos quais encontrei histórias, que se calhar nem foram aquelas que quis contar, mas não faz mal, Tomaz deu-me liberdade para as criar na minha cabeça e através das minhas escolhas.


Vanessa Branco, Uns Mais E Outros Menos, seleção de desenhos de Tomaz Borba Vieira, Letras Lavadas edições, 2013.

 


Sem comentários: