segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sixties e os Seventies

Fotografia de Anne Stichelmans

«Que só meu próprio amor acendo. E atesto a chama da Victória que me deu na margarida branca o mundo todo.»

Vitorino Nemésio



Inaugurou na sexta-feira, dia 13 de Maio, no Núcleo de Santa Bárbara, a exposição Irreverência e Requinte, 1964 - 1974 Mulheres Mudanças.
Exposição comissariada por Anne Stichelmans e coordenada por Adelaide Teixeira.

Em 1979 e 1980, o Museu Carlos Machado adquiriu uma colecção de peças do guarda-roupa de Margarida Victória Jácome Correia (1919 - 1996), datada principalmente das décadas de sessenta e setenta. Esta aquisição dá testemunho da vontade, na época, de «modernizar» e expandir as colecções do Museu, confirmando, assim, a importância do vestuário e da moda, quer enquanto fenómenos sociais e artísticos, quer como manifestações de contemporaneidade.
Este guarda-roupa constitui um conjunto excepcional, com um nível de qualidade provavelmente único em São Miguel. Cada uma das peças apela a um sentido de requinte, de perfeição e de fantasia que emanam da alta-costura.
As roupas expostas evocam os Sixties e os Seventies, essa época fabulosa em que, à semelhança das transformações que agitam as sociedades ocidentais, também a moda radicaliza a sua linguagem. Atrevida e inconformista, torna-se o estandarte de uma juventude que protesta contra a ordem estabelecida, e das mulheres que lutam pelo reconhecimento da sua autonomia.
Em paralelo com os vestidos de Margarida, a exposição reproduz a aventura de alguns jovens e mulheres micaelenses (numa amostra aleatória) que desafiando as dificuldades da distância geográfica e do isolamento cultural, seguem a moda e vivem-na «em tempo real», lembrando aquela que é a sua verdadeira aposta: a contemporaneidade...

Sem comentários: