domingo, 30 de maio de 2010

Por Amor ao Amor

Elizabeth Siddal ( desenho de Dante Gabriel Rossetti)

.


A 23 Abril de 2010, chegou à livraria pelos correios enrolados em papel graft e com o rótulo da Relógio D’Agua, 12 exemplares de “Adoecer”, o ultimo livro de Hélia Correia, uma bela mas trágica historia do amor entre Dante Rossetti e Elizabeth Siddal. Esquecidos e não escondidos ao contrario do livro verde de Lizzie, restam 6 livros por vender.
Por amor ao amor, não deixem Adoecer, este livro que permanece na estante implorando para ser lido apaixonadamente.


“Mas no início de 1850 aconteceu apenas que ele e Lizzie se conheceram. Mal falaram um com o outro e, ao longo dos meses, ninguém viu surgir entre eles um sentimento especial. A verdade é que Dante e Beatriz se observavam sob a chuva inglesa. Não caminhavam um para o outro, pois sabiam que o movimento iria acontecer, independentemente da vontade. Ninguém viu, pois não era visível, que eles tentavam evitar-se, fugir ao temporal que inexoravelmente os arrastava. Temiam-se um ao outro. Os mais sensíveis perceberiam, se não ódio, desespero na maneira como ele a encarava e ela se furtava ao seu olhar.”
Adoecer de Hélia Correia, Ed.Relógio D’Água

“A encadernação de pergaminho estava gasta e a cor desbotara, mas não tinha manchas, nem riscos, nem quaisquer marcas de uso. O livro parecia ter sido comprado numa «visita a Londres» setenta ou oitenta anos antes, e ter ficado de alguma maneira esquecido e escondido. Envolvia-o um ligeiro e delicado odor a mofo, como o que às vezes assombra uma peça de mobília antiga com mais de um século. As contracapas, no interior da decoração, estavam estranhamente ornamentadas com desenhos coloridos e ouro velho. Parecia pequeno, mas o papel era fino, e tinha muitas folhas, completamente cheias de uma letra miudinha traçada com esforço.”
O Livro Verde de Elizabeth Siddal, Os Pré-Rafaelitas, Ed.Assírio&Alvim

Turn thou away thy false dark eyes
Nor gaze upon my face;
Great love I bore the: now great hate
Sits firmly in its place.

Elizabeth Siddal

(I saw her smile.) But soon their path
Was vague in distant spheres:
And then she cast her arms along
The golden barriers,
And wept. (I heard her tears.)

Dante Gabriel Rossetti.

Sem comentários: