sexta-feira, 28 de maio de 2010

Guerra Sem Fim




Existem diversos livros sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque e sobre a guerra contra o terrorismo - Mas este texto é muito diferente. Em Guerra Sem Fim, Dexter Filkins não analisa como e por que razão aconteceram estas guerras, ou se foram bem-sucedidas ou falharam. Em vez disso captura com um imediatismo cortante e experiência humana e consequente tragédia da guerra.
Conhecemos insurrectos iraquianos e soldados americanos, rebeldes afegãos e clérigos talibãs. Viajamos por desertos, terras gélidas e montanhas, pelos cenários de execuções públicas e amputações, de atentados suicidas e pelas casas dos próprios bombistas. O resultado é um retrato visceral da guerra contra o terrorismo, das suas vítmas, das pessoas que nela combatem e das suas vivências - um mosaico absolutamente lógico dentro do absurdo contexto da guerra.
De um realismo atroz e palpável, Guerra Sem Fim tem todavia o mérito da imparcialidade: ao contrário de repórteres que se celebrizaram por se oporem retoricamente à intervenção americana, Filkins não faz proselitismo fácil - conta o que viu e ouviu dos personagens que viveram o drama, mas deixa ao leitor a tarefa de tirar conclusões.
Guerra Sem Fim de Dexter Filkins, Ed. Casa das Letras.

Sem comentários: