quarta-feira, 7 de abril de 2010

Em Terras Onde os Montes São Vivos


O Padre António Vieira esteve nos Açores alguns meses em 1654, na sequência de uma viagem atribulada que o trazia do Brasil, onde acabava de pregar o célebre «Sermão de Santo António aos Peixes», em direcção ao reino. O navio adernou perto do Corvo, vindo os náufragos a ser salvos por corsários holandeses que os abandonaram na Graciosa, depois de pilharem os seus haveres. Dai Vieira passou com os companheiros de infortúnio à Terceira, e depois a S. Miguel.
Embora a inclusão dos Açores, «terra onde os montes são vivos», na rota e na vida do Padre António Vieira não tenha resultado de um projecto voluntário, veio a assumir um significado de que o próprio jesuíta se apercebe e acentua em diversas ocasiões e passos da obra.
Neste livro reúnem-se os estudos que foram apresentados durante o colóquio Os Açores na Rota do Padre António Vieira, organizado pela Universidade dos Açores em 2008, e uma antologia de textos em que o vigor exuberante de Vieira e o traço inconfundível do seu verbo se prendem às ilhas açorianas.

“ Em terra, onde os terremotos são tão contínuos, e tão horrendos: em terra onde os montes são vivos, e comem, e se sustentam de suas próprias entranhas, e estão lançando de si os incêndios a rios: em terra onde o fogo é mais poderoso que o mesmo mar Oceano, e levanta no meio das ilhas, e desfaz ilhas.”
Padre António Vieira

Os Açores na Rota do Padre António Vieira Estudos e Antologia, Maria do Céu Fraga, José Luís Brandão da Luz, Ed. Universidade dos Açores 2010

Sem comentários: