sexta-feira, 12 de março de 2010

A Cultura - Mundo


A noção de cultura alterou-se profundamente. Nos nossos dias, moda, publicidade, turismo, arte, urbanismo… nada escapa ao domínio da cultura. Esta transformou-se numa cultura-mundo, a do tecnocapitalismo generalizado, das indústrias culturais, do consumismo à escala global, dos media e das redes digitais. Ao transcender agora todas as fronteiras, e tornando mais confusas as antigas dicotomias entre «civilização» das elites e a «barbárie» da populaça, ela manifesta uma vocação planetária e premeia todos os sectores de actividade.
Ao analisarem esta transformação, os autores avançam pistas para um possível curso de acção que enfrente o primado, em crescimento, do consumismo e a desorientação generalizada desta época.
E se os anos vindouros fossem, paradoxalmente, os da «vingança» da cultura»?

Gilles Lipovetsky é um reputado filósofo e sociólogo francês, autor de vasta obra sobre as transformações da sociedade contemporânea, destaque para A Era do Vazio, e o Império do Efémero.
Jean Serroy é professor universitário e autor de várias obras sobre literatura e cinema, com especial destaque para Entre Deux Siècles, obra monumental dedicada ``a produção cinematográfica mundial.

Sem comentários: