terça-feira, 10 de novembro de 2009

Contas da Vida

No tempo em que os quatro anos da Escola Primária muniam, iam munindo, o alforge do nosso saber com uma musculada desenvoltura de conhecimentos, um implacável domínio da língua, um superior manejo do cálculo e um indelével uso da memória, nesse tempo em que ao diploma da quarta classe era atribuído, pelo seu estatuto de exigência, lugar cativo no muro das habilitações, eu estava predestinado para uma fecunda lide com a Matemática e/ou ciências “afins”.
- “Podes ter a certeza, Botelho! Foste feito para os números, e eles são o teu caminho!”, diziam-me, com ternura e entusiasmo, o Professor Raposo Silva e o Professor Rafael.



Eu quase não entendia aquela ideia de os números serem o meu caminho, mas não duvidava, nem duvido, da acertividade do seu julgamento.
O que eles não podiam prever, nem introduzir como variável no seu entusiasmo, aconteceu no meu primeiro ano do Liceu Nacional de Ponta Delgada.
Não recordo as notas – (vermelhas de vergonha, certamente) – que, nesse longo então de três períodos, alcancei em Matemática, mas a minha memória não esquece, nem perdoa, a aridez pedagógica com que foi recompensado o meu interesse, a minha vontade, o meu querer entender aquela nova e encantatória gramática de números e algarismos.
Cedo o meu apego a esse lume de inquietude intelectiva perdeu a chama, cedo se transformou em cinza de quase nada, cedo a Matemática vestiu a noite de pesadelos.



Relembro este episódio da minha vida, porque tenho andado a revisitar a obra de José Gomes Ferreira, poeta e prosador que é, desde sempre, um pássaro poisado na estante dos meus dias.
A determinado passo do seu “O MUNDO DOS OUTROS”, pode ler-se: “ (…) A mim, foi um professor de matemática quem estragou a infância (…)”.
Pois é!
Estar bem acompanhado na desdita não adoça as lágrimas, mas afaga a face.



Curiosamente, ainda hoje gosto de lutar com as palavras sobre uma folha de papel quadriculado.
Sabe-se lá porquê! ...



Emanuel Jorge Botelho
in Jornal Terra Nostra

Sem comentários: