terça-feira, 11 de agosto de 2009

Viajar com Livros - Karen Blixen

Fotografia de Peter Beard

"Quando era rapariguinha estava bem longe de pensar ir um dia para África, e nem sonhava sequer que uma quinta em África fosse um lugar em que poderia sentir-me perfeitamente feliz"
Karen Blixen


Karen Blixen partiu para o Quénia, em 1914, para dirigir uma plantação de café. Em 1931, a falência do projecto, levou-a regressar à Dinamarca onde escreveu um livro relatando as suas experiências. África Minha é uma celebração da sua vida no Quénia, dos amores que aí teve, da sua solícita amizade com os povos da região e da relação com a paisagem e os animais. Uma obra que termina com uma enorme sensação de perda e que é uma das mais belas narrativas sobre África. O nome de Karen Blixen, vem várias vezes à discussão a propósito do prémio nobel, o seu trabalho é admirado por escritores como Ernest Heminngway, Truman Capote e Carson Mccullers. No fim dos anos 50, a baronesa faz uma longa viagem pelos Estados Unidos, dexando-se venerar, com banquetes e recepções, e conta-se que muita gente famosa viajou durante dias para a conhecerem pessoalmente. O fotógrafo americano Peter Beard, ele próprio um excêntrico e aventureiro, conheceu Bilxen e terá tirado belíssimas fotografias dela e de África.
Apesar disso no seu tempo de vida, este seu livro de memórias foi pouco lido, só mais tarde, nos anos 80 vendeu milhões, para isto muito contribuiu o premiado filme África Minha, de Sydney Pollack de 1985, com Meryl Streep no papel de Blixen, e Robert Redford na pele do sedutor piloto inglês Denys, o grande amor da sua vida.

Sem comentários: