segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Mágico

"A música é magia, é impossível ve-la, mas sim senti-la, é ar, energia, sensibilidade. O nosso tempo e o nosso mundo, o que precisa é de sensibilidade."
Gustavo Dudamel
Perto do mar a música é mais sábia:
Humaniza o seu som,
E põe nas suas cadências um estranho
Estremecimento do coração.
Jorge González Bastias

Um dos rostos mais visíveis nos circuitos da música clássica, Gustavo Dudamel, jovem maestro, uma promessa já confirmada de que muito se fala pelo facto de apenas com 27 anos, ter sido convidado para ocupar o cargo de Director Artístico da Filarmónica de Los Angeles, e também pela aclamação global de “Fiesta”, disco de 2008, com a Orquestra Simon Bolívar, neste álbum é apresentada uma selecção de obras de compositores Latino-Americanos do século XX.
O maestro conhecido pela sua exuberância em palco, é produto do chamado” sistema “ de Orquestas Juvenis Venezuelanas. Fundada pelo maestro José António Abreu, é uma obra social do Estado, a prática colectiva através da música, a educação e recuperação de crianças carenciadas. Existem actualmente, 180 “núcleos escolas” que acolham, 350000 crianças e jovens que formam uma complexa rede de Orquestas, já lhe chamam o milagre musical Venezuelano.
O fenómeno Dudamel está imparável , com o catálogo da Deustsche Grammophon em construção , este ano gravou, a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky, o que traduz uma paixão do Maestro pelo compositor Russo” Apesar de a Venezuela estar longe da Rússia, o carácter latino de Tchaikovsky, faz nos apaixonarmos pela sua música num instante.”
Como alguém uma vez disse, não há boas e más orquestras, apenas bons e maus maestros, Gustavo Dudamel é um dos melhores.

2 comentários:

Paula disse...

Simplesmente MAGNÍFICO!!

Anónimo disse...

É impossivel ficar indeferente a tanto talento e humildade.
A suspeita