segunda-feira, 9 de abril de 2007

Fábula de Veneza


Nasceu em Itália, no Lido di Ravenna, Hugo Eugenio Pratt um dos maiores criadores de BD do século XX. É numa revista mensal, Sgt. Kirk, onde aparecem as primeiras nove pranchas da famosa Balada do Mar Salgado , onde o personagem ainda aqui secundário chamava-se Corto Maltese. Este personagem passa a ser um heroi irónico, marinheiro-livre cheio de mistérios e sombras.

A Fábula de Veneza é o culminar de uma aventura intensa em que Hugo Pratt confessa sentidamente a sua imensa paixão pela cidade italiana de Veneza, tão bela e tão encantada que gera todas as perguiças, deleites e sortilégios. Um deles é ela ser o lugar onde existem três lugares mágicos e secretos. Quando os venezianos, por vezes malteses, se cansam das autoridades, dirigem-se a estes lugares e, abrindo as portas que existem ao fundo dos pátios, partem em direcção a países fantásticos e outras histórias.
"Veneza é uma cidade esotérica" disse Pratt.

Assim sugiro que partam á descoberta, com este magnífico marinheiro de 1,87 de altura, olhos negros e de brinco na orelha esquerda.
Boa viagem.

Sem comentários: